Notícia postada originalmente em: https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/startup/10-verdades-dificeis-sobre-criar-coisas/
Ser um criador não é para ser fácil.
1.Você pode morrer sem terminar nada
Quando você é criativo, a menos que você tenha a sorte de ter um contrato de livro ou um emprego em uma publicação, você não tem muita responsabilidade. É uma liberdade muito privilegiada, mas é uma liberdade pela qual pagamos.
Isso significa que a maior parte do tempo, o mundo continuará girando se você deixar o planeta e nunca terminar outro trabalho. E também significa que você é o único que pode fazer você terminar qualquer coisa.
Porque se você não se empurra, todos os dias, para acordar e olhar no espelho e ignorar o sentimento de quase exaustão que vem com tentar se equilibrar a criatividade e a própria vida, você poderia morrer sem acabar nada.
2. Algumas pessoas conseguem ficar ricas criando coisas. Mas esse não é o ponto.
Não há poucos exemplos de fundadores de startups e estrelas do rock que fizeram uma quantidade grande de dinheiro e nunca mais terão que trabalhar em suas vidas. Eu queria ser um deles, acredite.
Se você quer ganhar mais dinheiro que o Tio Patinhas, está tudo bem. Não há nada de errado com isso.
De todas as formas, planeje ganhar dinheiro. Trabalhe para ganhar dinheiro. Capitalize financeiramente o sucesso que você tiver.
Mas se você deseja criar algo com honestidade e integridade, seja uma startup ou um álbum de música japonesa, você deve pôr de lado esse foco em ficar rico.
3. Você vai ser mal interpretado, mas não importa
Todos queremos que as pessoas nos entendam e compreendam o nosso trabalho e compreendam o que nos motiva. Em alguns níveis, o ato de construir algo é uma tentativa de comunicação em nosso próprio idioma. Isso poderia ser um aplicativo, uma linha de código ou um livro.
Mas ninguém fala a mesma língua que você. E as pessoas vão perder o ponto, ler as entrelinhas e adicionar suas próprias opiniões e interpretações para o que você fizer.
Isso vai ser frustrante, e você vai se irritar.
Isso importa? De jeito nenhum. Tudo o que importa é que você ouça o que o impulsiona e cria o que precisa ser criado.
4. Ter um emprego é uma experiência de aprendizagem, não um obstáculo
As empresas podem demorar um pouco, os apps não são sempre um sucesso instantâneo, e tenho notícias de que os escritores lá fora – mesmo Kim Kardashian não conseguem vender mais de 30.000 cópias de um livro. A maioria de nós não será capaz de ganhar a vida com o que construímos imediatamente. É aí que entra um emprego.
Quando tudo o que você quer fazer é trabalhar em seu próprio projeto e criar algo que importe, é frustrante ter que deixá-lo de lado todos os dias e concentrar-se no trabalho que lhe dará dinheiro. O emprego que pagará as contas. O trabalho de escritório com o terno de negócio ou o turno de 9 horas em um terno que você odeia usar.
Mas eu desafio qualquer um a mostrar-me um trabalho do qual não se pode aprender alguma coisa. Eu trabalhei no McDonald’s por 5 anos, quando tudo o que eu queria fazer era pintar skates e fazer turnês com uma sucessão de bandas porcarias. Ensinou-me a gerir as pessoas, a gerir o meu tempo, a servir os clientes e a surpreender e encantar as pessoas quando elas não esperam.
5. O trabalho que você ama pode não ser reconhecido
A melhor coisa que já escrevi, na minha opinião sincera, é uma história curta de 5 páginas sobre minhas experiências tocando punk rock e saindo com meus melhores amigos antes que a vida nos separasse. Adoro isso, e estou orgulhoso disso. De vez em quando, quando leio isso, honestamente sinto que não consegui a mesma emoção bruta em qualquer coisa que criei desde então.
Infelizmente, para todos os que mostrei não aguentam meu texto. Eles simplesmente não conseguem.
Parte de ser capaz de criar qualquer coisa (e você pode criar qualquer coisa) é ser capaz de aceitar que o que ressoa com você pode ser odiado por todos os outros.
6. Seu pior trabalho pode ser seu legado
Há um reverso do ponto anterior, 5. O trabalho que você sempre gostou pode te decepcionar, as peças e os conceitos e as empresas que viveram a altura dos seus sonhos podem ser pelas quais você será lembrado. Você quer saber por quê?
Você não conseguirá controlar a percepção das outras pessoas para seu trabalho.
7. Os artistas e criadores famintos são apenas empreendedores sem conhecimento comercial
Com a internet onde está, não há razão para que você não possa transformar o que você constrói em pelo menos um fluxo de receita pequena. Como? Você precisa tratar isso como um negócio.
Qualquer coisa pode ser uma startup.
Você pode tomar qualquer trabalho criativo que você está buscando e transformá-lo em um negócio, se você tentar o suficiente. Mas você tem que tratá-lo como um negócio. Ter um produto, ter um plano de marketing e entender como aumentar a receita. Leia quase todos os livros sobre startups. Não seja um artista faminto, seja um empresário com um toque para pintura.
8. Quando você quiser desistir, ninguém vai impedí-lo …
… Na verdade, eles provavelmente celebrarão. A maioria das pessoas fala sobre Richard Branson, Paul McCartney e JK Rowling como se fossem deuses.A maioria das pessoas fala sobre empreendedores e criativos em bom tom e os admira por serem corajosos e inovadores.
Mas se você diz que quer começar uma empresa ou escrever um livro, eles mudarão de música.
Não sei por que isso é assim. Eu gostaria de saber. Como regra geral, se todos nós vivêssemos nossas vidas pelo que a maioria das pessoas queria que fizéssemos, haveria uma quantidade infinita de engenheiros, advogados e médicos e nunca mais haveria outro romance publicado.
Então, quando você começa a duvidar do seu caminho (e você irá), há uma boa chance de que ninguém te impeça de desistir ou te dê apoio para continuar.
A única pessoa que lhe dirá para não desistir é você. Porque a única pessoa que realmente acredita é você.
9. Talento não significará nada se você não terminar nada.
Subtítulo: Sempre. Esteja. Fechando.
Isso é algo que eu acho difícil de aceitar. Não importa o quão bom seja o que eu crie, só importa quando eu está finalizado.
Meu mantra: Coloque na rua.
Você nunca poderá criar seu melhor trabalho se você não publicar nenhum trabalho. Você nunca transformará sua startup em um Google se você nunca conseguir levantar uma landing page com um formulário de registro de e-mail e um vago conceito de MVP.
Nada precisa ser perfeito.
Leia essa linha novamente até você acreditar.
Agora leia-a novamente até que você possa pensar em uma maneira melhor de fraseá-lo.
Viu? Nada é perfeito.
Você deve poder deixar de lado seus medos e seu nervosismo e se comprometer a publicar seu trabalho, publicar sua música e lançar seu conceito. Você precisa, porque, se não o fizer, você nunca realizará as coisas que deseja realizar. E seus sonhos morrerão.
10. Você é tão bom quanto seu último tiro. Faça cada um contar.
Acabar e publicar coisas imperfeitas não é uma desculpa para não se esforçar muito.
Não há desculpa para não tentar muito.
Escrito por Jon Westenberg no Medium