Notícia originalmente publicada em:www.dgabc.com.br/Noticia/2822906/empresarios-despertam-para-a-inovacao

Investir em inovação para ganhar novos mercados. Essa é a meta das pequenas e médias empresas paulistas até 2020. A conclusão é de pesquisa realizada pela agência Desenvolve SP, ligada ao governo estadual, divulgada neste início de ano. O levantamento identifica o perfil dos empreendedores e aponta suas percepções sobre o conceito de inovação. Segundo o levantamento, mais da metade dos entrevistados, o equivalente a 55%, pretendem investir em algum tipo de inovação entre 2018 e 2020. Para 40% dos que desejam realizar esses investimentos, a motivação principal apontada é poder ‘ganhar novos mercados’. Para outros 24%, ‘aumentar a competitividade’ do negócio é o principal objetivo. Depois, o ‘aumento do faturamento’ e o ‘aumento da rentabilidade’ são os interesses que aparecem na sequência, com 19% e 16%, respectivamente.

Negócios
A pesquisa foi aplicada ao longo de 2017 durante os eventos do Movimento pela Inovação, que leva conteúdo e atendimento a empresários em busca de recursos para tirar projetos inovadores do papel. Participaram empresários de Sorocaba, Marília, Ribeirão Preto, São José dos Campos e da Capital. Indagados sobre o que consideram inovação, 74% dos entrevistados a definem como ‘qualquer tipo de inovação aplicada no negócio’; 7% acreditam que ‘inovação se trata apenas de um produto revolucionário’. Antes de se inscreverem nos eventos, a maioria dos empresários apontou como motivo o interesse em ‘conhecer novas opções de investimento’, já que 86% ‘nunca obtiveram nenhum tipo de recurso voltado à inovação’. Para outros 16%, o motivo da participação foi ‘apresentar um projeto de inovação’ às instituições de fomento presentes nos encontros para descobrir a melhor maneira de viabilizá-lo e tirá-lo do papel.

Investimento
Investir em inovação, especialmente em tempos de crise econômica, seja ela disruptiva ou incremental, é a melhor alternativa encontrada pelos empresários paulistas para driblar os seus efeitos negativos, segundo a conclusão da pesquisa. Quando questionados sobre o grau de inovação presente no modelo de negócios de suas empresas, 70% dos entrevistados afirmam comandar empresas ‘inovadoras ou muito inovadoras’.

Confiança
Pelo segundo ano consecutivo, a pesquisa mostra que, mesmo diante das dificuldades encontradas, os empresários se mantêm confiantes e devem continuar investindo em inovação, segundo avalia o presidente da Desenvolve SP, Milton Luiz de Melo Santos. “Essa postura será determinante para impulsionar a retomada da economia no Estado e no País”, diz ele. Os financiamentos da Desenvolve SP para projetos inovadores já atingiram a cifra de R$ 123,7 milhões em todo o Estado de São Paulo.