Eu costumo sempre dizer que a marca é o seu rosto, ou seja, ela reflete para o seu público quem você é. Para que um negócio ganhe visibilidade e tenha sucesso é necessário que esse rosto seja divulgado e conhecido pelo público, o que pode ser feito desenvolvendo atividades de marketing. E para que essa imagem não seja distorcida e você não perca o “rosto” da sua empresa, o primeiro passo a dar é registrar essa marca.
O fato de você conseguir registrar um contrato social com a razão social (o nome) da sua empresa na Junta Comercial, ou o domínio do site no Registro.br, não garante que a marca também seja sua; afinal de contas, razão social, domínio e marca são três coisas diferentes e que têm métodos de proteção distintos. Assim, mesmo que você já tenha um domínio com a palavra que você pretende posicionar como marca, eventualmente outra empresa pode já ter registrado essa mesma marca ou uma que tenha sonoridade ou aparência muito semelhante. Neste caso, quando a sua empresa começar a ficar conhecida, você poderá ser surpreendido com uma notificação extrajudicial ou mesmo um processo por uso indevido de marca.
Agora, imagine o seguinte cenário: você faz investimentos em várias campanhas de marketing para trazer visibilidade à uma marca, uma parte de seu público já começa a associar a marca à sua empresa, você ganha boa reputação no mercado… e depois precisa parar de utilizar essa marca porque ela tem outro dono, uma vez que você se esqueceu de fazer o registro (ou esqueceu de conferir se a marca estava disponível no INPI antes de começar a usá-la). Certamente, esse cenário não é agradável.
Então, de que maneira é possível proteger uma marca? A resposta é: fazendo o registro no INPI. Mas, antes, é preciso ter certeza de que sua marca é única, o que também pode ser feito consultando os dados do instituto.
O impacto do marketing nas vendas
Todos nós conhecemos uma marca que identificamos imediatamente somente vendo o logotipo, ouvindo um jingle, ou quando vemos um produto e o associamos diretamente a ela. Mas, por quê? Muito provavelmente, porque se trata de uma marca exclusiva que remete instantaneamente ao produto ou a um serviço.
Assim como um marketing bem feito pode não valer nada se a marca não estiver protegida, o marketing bem feito de uma marca exclusiva e devidamente registrada no INPI pode resultar num expressivo resultado de vendas.
Então, agora que você já sabe o quanto a marca pode influenciar no marketing e nas finanças da sua empresa, não perca tempo e registre-a no INPI.
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