Quando se abre uma empresa, surgem muitas questões burocráticas, legais, financeiras e estratégicas. E uma das principais é: ter ou não ter sócios?
Esta decisão deve ser orientada por fatores como: a complexidade e o tamanho da empresa, e a possibilidade de compartilhar conhecimentos, estratégias e investimentos no negócio.
Há quem prefira enfrentar sozinho os desafios que surgirão à frente. No entanto, o mais comum é que o empreendedor procure um sócio. Neste caso, o ideal é que o sócio possua um perfil complementar, que possa unir forças para o sucesso do negócio. A estratégia de buscar um sócio tem como objetivo dar mais segurança à empresa e tem como base a necessidade de manter uma gestão fortalecida. Isso é especialmente importante quando o empreendedor avalia suas limitações com experiências empresariais, assim como com conhecimentos técnicos e aspectos financeiros do negócio. Uma sociedade permite compartilhar decisões e estratégias.
Além disso, a decisão de iniciar uma sociedade não deve focar somente no aspecto financeiro. O melhor é olhar o negócio de modo amplo, para entender como um sócio pode contribuir para seu desenvolvimento. Por isso, listamos alguns aspectos a se considerar se você decidir ter um sócio:
- Buscar conhecimentos e perfis complementares;
- Compartilhar objetivos comuns de empreendedorismo;
- Identificação quanto à visão ética;
- Buscar o equilíbrio em decisões do negócio, contrapondo argumentos que agreguem melhorias nas decisões;
- Ter visões próximas ou complementares quanto à exposição a riscos, estratégias comerciais, de controle e financeiras.
Lembre-se que, quanto mais aspectos forem levados em conta na hora da escolha, maior a chance de êxito da sociedade e, consequentemente, do seu negócio.