Você sabe o que é o termo vesting? É um tipo de contrato muito importante para diversas empresas e que tem sido muito utilizado por empreendedores envolvidos com startups.
Esse contrato traz garantias não só para a empresa, mas também para os seus colaboradores. Funciona da seguinte forma: aquele que for trabalhar, conforme atingir as metas combinadas anteriormente, vai adquirindo pequenas participações na empresa, isto é, após um ano pode ter como “retorno”, por exemplo, a aquisição de 0,2% de ações ou quotas e vai adquirindo mais porcentagens conforme o passar do tempo. A remuneração vai estar sempre atrelada a um desempenho pré-determinado. Com isso as empresas conseguem que o seu colaborador efetivamente “vista a camisa”.
Mas qual é a garantia para o colaborador? Ele passará a ser diretamente beneficiado conforme o negócio crescer e saberá que seu sucesso dependerá de seus próprios esforços e desempenho. Do lado da empresa, a segurança é que o colaborador só será beneficiado pelo vesting se mantiver suas metas e se permanecer trabalhando por um período de tempo, também combinado anteriormente. Caso o colaborador não cumpra com o combinado e abandone o negócio, ele não receberá sua porcentagem da empresa.
Este tipo de contrato propicia uma visão de investidor aos colaboradores pois, ao adquirir parte da companhia, ele também passará a ter participação dos lucros, isto é, também será “dono do negócio”.