Notícia postada originalmente em: http://revistapegn.globo.com/Publicidade/Microsoft/noticia/2017/09/cloud-computing-nuvem-esta-ao-alcance-de-todos.html

cloud computing veio para ficar. E, antes que você pergunte o que é cloud computing, pense na seguinte situação: já aconteceu de você perder fotos guardadas no celular, no computador ou mesmo em um pendrive? Ou, pior, documentos importantes relativos aos seus clientes simplesmente sumiram? Isso, em geral, acontece por falta de backup, que é chato de fazer, porém necessário.

Agora, imagine que existe uma solução para tudo isso e que não envolve a compra de um servidor próprio nem a contratação de um especialista em TI, mas sim um investimento inicial pequeno. Graças à cloud computing (ou computação em nuvem), agora, não só as grandes corporações como, também, as pequenas e médias empresas podem ter acesso a soluções e serviços integrados da mais alta tecnologia. Pequenas e médias empresas podem utilizar a nuvem para aperfeiçoar o controle de seus negócios, melhorar o atendimento a seus clientes e, por consequência, ter ganhos de competitividade e aumento nas vendas.

A nuvem já é o carro-chefe da transformação digital no ambiente corporativo de empresas de todos os portes. Somente o mercado de soluções de segurança na nuvem deve atingir 10,8 bilhões de euros em 2022, segundo a Transparency Market Research (TMR). Trata-se de um movimento mundial sem precedentes, em que a tecnologia ocupa um papel decisivo e serve de base para impulsionar o desenvolvimento das organizações.

Não se trata, portanto, de uma “moda” inventada pelo pessoal de TI, e sim de uma mudança de comportamento que se desenrola no coração das empresas, envolvendo todas as áreas. Não são apenas os empreendimentos digitais que se beneficiam dessa transformação, mas todas as empresas, seja qual for o segmento de atuação e o seu tamanho.

A propósito, pequenas e médias empresas (PMEs) desempenham um papel crescente na ascensão do mercado para serviços na nuvem. Segundo uma pesquisa da McKinsey, em 2015, a participação no mercado de organizações desses portes atingiu US $ 28 bilhões, com um pool de lucro na casa dos US$ 3,5 bilhões, representando algo entre 40% e 50% do mercado total da nuvem. Num levantamento feito pela McKinsey com líderes das PMEs, em 2014, 60% dos entrevistados indicaram ter já comprado ao menos um serviço de nuvem, enquanto cerca de 30% compraram cinco ou mais. Estudo conduzido pela Forrester Consulting para avaliar o benefício econômico que uma empresa teria ao adotar o PaaS (em português, Plataforma como Serviço) relata que, em média, o retorno sobre investimento foi de nada desprezíveis 466%, gerando uma economia de 80% na área de TI referente ao gerenciamento de aplicativos na plataforma. Segundo a Delloite, PMEs que usam serviços em nuvem são 21% mais rentáveis e crescem 26% mais rápido do que empresas que não as utilizam.

Alguns dos motivos pelos quais os empreendedores estão aderindo a este novo e revolucionário sistema são os ganhos exponenciais que ele proporciona. Porque, entre outras coisas, a empresa melhora seus processos operacionais e, consequentemente, seu desempenho, por vezes modificando até seu modelo de negócios; ganha, também, o cliente, que passa a ter uma melhor experiência com a empresa. E não é só isso. Talvez o maior ganho para o empresário seja, mesmo, em termos de produtividade. Porque, ao levar seus dados para a nuvem, ele não apenas vai armazená-los em local seguro como, também, poderá acessar e processar essas informações de forma ágil e inteligente, como as grandes e poderosas companhias já vinham fazendo.

A Microsoft conta com uma plataforma que permite que as PMEs façam esta transformação nos negócios, engajando seus clientes, otimizando seus produtos, melhorando as operações e as vendas de uma forma simples e dinâmica. O Microsoft Azure — uma plataforma econômica, segura, confiável e fácil de operar —proporciona a tranquilidade de ter os dados e aplicações da sua empresa protegidos, utilizando tecnologia de ponta e com alta disponibilidade – e ainda com custos reduzidos, já que o serviço é proporcional ao uso.

Conheça alguns usos muito bem-sucedidos de utilização da nuvem por PMEs

“Foi a melhor coisa que eu fiz”
Solução de gestão customizada para as necessidades de um salão de beleza, que, até então, não conhecia serviços em nuvem e, hoje, não abre mão dessa tecnologia.

A nuvem é democrática
O Microsoft Azure é uma plataforma completa e flexível, que oferece serviços de computação, armazenamento e análise de dados. Ou seja, além de guardar informações e fazer backup, o serviço pode, por exemplo, hospedar websites e até e-commerces. É possível, inclusive, criar um e-commerce em alguns minutos por meio desta solução segura e escalável. Outra vantagem é que o empreendedor contrata os recursos que precisar e paga somente o que usar (como uma conta de luz ou telefone). Não há mensalidade fixa nem compromisso de longo prazo e é possível aumentar ou diminuir recursos sempre que necessário.

O Microsoft Azure é uma coleção crescente de serviços integrados de nuvem, preparado para rodar qualquer solução (Microsoft, SAP, Open Source). Na prática isso significa que se você tem hoje um software que exige maquinários e servidores para operar o sistema, você pode subi-lo para a nuvem, o que trará economia nos custos do seu negócio.

Sim, o céu é o limite! Sem falar que o Azure está distribuído em uma rede mundial de data centers gerenciados pela Microsoft, com suporte 24 horas por dia, sete dias por semana, o que permite rodar seus aplicativos de e para qualquer região (são 42 ao redor do globo, incluindo o Brasil). Com o Microsoft Azure você tem escala sem que você precise fazer um alto investimento.

Orçamento aplicado de forma inteligente
Leandro, dono de uma loja de carros, usou o Microsoft Azure para hospedar o seu site, gastando pouco para vender mais.

Você pode criar o que bem entender
Ao ingressar no Microsoft Azure, os desenvolvedores ganham em agilidade de opção de escolha, com uma ampla seleção de sistemas operacionais, bancos de dados, linguagens, frameworks e ferramentas, do Windows ao Linux, do SQL ao Oracle, do C# ao Java.