Notícia postada originalmente em: https://jornaldoempreendedor.com.br/destaques/tecnologia-e-inovacao/encontrando-ideias
Não seria bom se as idéias viessem bem embaladas e totalmente formadas, dançando até nós e proclamando “Aqui estou, uma idéia brilhante pronta para mudar o mundo!” Isso faria isso tudo mais fácil! Mas não, eles não vêm – você tem que sair e encontrá-las.
Eles dizem que “a necessidade é a mãe da invenção”. Então, onde você pode encontrar a necessidade?
Para encontrar idéias, encontre problemas. Para encontrar problemas, fale com as pessoas.
Para encontrar idéias, encontre problemas. Para encontrar problemas, fale com as pessoas.
Nos próximos meses, vou comparecer a festas de férias e encontros familiares. Eu vou me misturar com conhecidos e familiares fora da minha rotina diária. Este é um horário nobre para descobrir alguma necessidade.
Ao conhecer pessoas de diferentes empresas ou indústrias completamente diferentes, uma das minhas perguntas favoritas a fazer é “Quais são as partes mais difíceis do seu trabalho?” As pessoas apreciam a oportunidade de compartilhar seus desafios e aproveitar a pequena dose de empatia.
Mas, mais interessante, descobre uma grande quantidade de tópicos interessantes que vão além das guloseimas típicas do cocktail.
“Passo algumas horas por dia fazendo papelada”, disse um médico amigo.
“Não tenho ideia se fazer tour de livros leva a mais vendas”, disse um amigo do autor.
“Meus pulsos sempre doem. Eu faço pausas a cada hora para fazer alongamentos, mas ainda posso acabar precisando de cirurgia para o meu RSI “, disse um amigo do engenheiro.
“Eu envio uma centena de mensagens por mês para potenciais candidatos e tenho a sorte se ouvir resposta de um punhado”, disse um recrutador.
“Estou preocupado com a falta da infância da minha filha”, disse um consultor em um projeto de cross-country.
Ocasionalmente, isso indica uma conversa sobre “Isso é como deve ser?”. Embora muitos desses problemas não sejam solucionados por novos produtos em breve, deixo essas conversas com uma maior apreciação pelas lutas que todos enfrentam.
Tanto quanto os supercomputadores em nossos bolsos transformaram como vivemos, trabalhamos e jogamos, ainda há um longo caminho a percorrer.
Espere mais do mundo. Oportunidades estão ao seu redor.
Espere mais do mundo. As oportunidades estão ao seu redor.
Nos corredores de algum lugar, talvez alguns anos atrás, talvez ainda hoje, você pode imaginar essas conversas acontecendo …
“Lembrar senhas é difícil. Mas não é seguro usar a mesma senha para todas as minhas contas. ” Há uma oportunidade.
“É estranho e irritante digitar minhas informações de cartão de crédito no meu celular.” Há uma oportunidade.
“Já estou atrasado para o trabalho, não tenho tempo para esperar na fila para o café”. Há uma oportunidade.
Os produtos tem sucesso ao solucionar problemas reais enfrentados por pessoas reais.
Os produtos tem sucesso ao solucionar problemas reais enfrentados por pessoas reais. Se eles causam grandes mudanças que perturbam os mercados, ou apenas fornecem pequenas conveniências, eles precisam ser necessários.
Quanto mais atenção você presta aos momentos de dificuldade em sua própria vida e nas vidas das pessoas que conhece, mais conscientes você será das oportunidades que nos rodeiam.
Algumas perguntas para se perguntar ao descobrir um ponto de dor:
- Quão doloroso é esse problema? Isso acontece apenas ocasionalmente, ou está acontecendo muitas vezes por dia? Isso é apenas um aborrecimento menor ou uma fonte profunda de frustração?
- Quantas pessoas estão enfrentando esse problema? Essa é uma situação única enfrentada por um nicho, ou algo do qual uma grande indústria sofre? Isso é apenas um problema em alguns lugares, ou acontecendo em todo o mundo?
- Quanto sua solução reduzirá a dor? As pessoas vão clamar por isso? Será que eles motivam o suficiente para construir um hábito de se usar a nova solução?
- Quão viável é a sua solução? É tecnicamente possível de ser implementado? A sua solução aumentaria o valor imediato, ou uma mudança total do ecossistema – como a criação de um mercado de dois lados – deve acontecer? Você pode perseguir isso de forma incremental, em uma área menor, como uma cidade específica ou uma vertical estreita?
Uma vez que você encontrou essa idéia, tente fazer a faísca manter-se viva. As idéias não emergem completamente formadas, e precisarão de sua força de vontade para transformar a faísca numa chama.
–
Julie Zhuo no Medium