Notícia postada originalmente em: http://www.infomoney.com.br/minhas-financas/consumo/noticia/7062890/portugal-anuncia-novo-programa-visto-residencia-exclusivo-para-empreendedores

São Paulo – Portugal anunciou um novo visto de residência para empreendedores nesta ter-feira (6). A intenção é atrair “investimentos, talentos e capacidade de inovação” para o país. Nomeado de Startup Visa, o programa tem início no dia 1 de janeiro de 2018.

O visto permite criar ou mudar a startup já existente para Portugal. A novidade foi anunciada durante o Web Summit 2017, evento de tecnologia, pelo Ministério de Economia e Ministério de Admiração Interna de Portugal.

Para se candidatar o empreendedor precisa enviar a ideia da sua startup para avaliação segundo os critérios do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) de Portugal.

Para os empreendedores internacionais que queiram ter acesso ao Startup Visa para conseguir a autorização de residência e trabalho no país, serão cobrados 5 critérios principais:

a) A startup precisa desenvolver atividades empresariais de produção de bens e serviços inovadores;

b) A ideia do negócio precisa ser centrada em tecnologia e em conhecimento, com erspectiva de desenvolvimento de produtos inovadores;

c) A ideia do negócio precisa ter potencial para criação de emprego qualificado;

d) A startup precisa ter potencial para atingir em 3 anos após o período de incubação um valor de 325 mil euros, ou um volume de negócios superior a 500 mil euros por ano;

e) Será feita a avaliação do potencial econômico e inovador da empresa com base em grau de inovação, a escalabilidade do negócio e potencial de mercado, a capacidade da equipe de gestão e a relevância do requente na equipe.