Não fomos ensinados a nos reinventar. Você com certeza se lembra de que o aluno mais inteligente da sua turma era aquele que respondia às dúvidas do professor mais rapidamente, aquele que sempre era o primeiro a devolver a prova, causando, inclusive, competições internas, pois todos sentiam que, ao ser o primeiro a responder, o professor te olharia com olhos de aprovação. O relógio corria, e os questionadores, mesmo sem saber, muitas vezes desenvolviam ansiedade naquele momento. Não havia espaço para gastar tempo questionando as perguntas e suas próprias respostas e muito menos de se reinventar.
O modelo atual de ensino tenta preparar nossas crianças para atuarem em áreas que talvez não existam no futuro, mas esquece que novas áreas, ainda nem inventadas, provavelmente surgirão. Com tantas mudanças em curso, a pergunta que surge é: como se manter competitivo no mercado? Maurício Benvenutti, escrito e inovador, nos dá algumas dicas em seu TEDx Talks “Competitividade Reinventada”:
1. Causar Impacto: O Poder do Propósito
Em um mundo repleto de opções, é o propósito que diferencia. Quando uma empresa possui um propósito claro, ela não apenas atrai consumidores ou funcionários, mas pessoas que se identificam com sua causa. Isso é o que gera impacto duradouro.
-
Melhore a vida das pessoas: Elas devem sair melhores do que quando entraram em contato com você.
-
Corrija o errado: Identifique as falhas e aja rapidamente para corrigi-las.
-
Prolongue o certo: Fortaleça e dê longevidade às práticas que estão funcionando.
2. Olhar para a Próxima Curva
As transformações são inevitáveis. O segredo para a longevidade no mercado é não se limitar ao que você faz, mas focar nos benefícios que entrega.
Como Maurício Benvenutti sabiamente disse: “Procure focar nos benefícios que o seu negócio produz em oposição aos processos executados para gerá-los. […] Pois não é o comportamento dos consumidores que muda. É a técnica que evolui.”
3. Questione as “Verdades”
Nosso sistema de ensino tradicional valoriza quem responde prontamente, mas o futuro pertence àqueles que questionam.
-
Questione para inovar: As melhores soluções surgem quando você desafia o status quo.
-
Fuja da normalidade: Pensamentos medianos raramente geram grandes mudanças.
-
Busque novas experiências: A repetição não cria inovação; experiências inéditas geram novas ideias.
4. Fazer Com as Pessoas
Empresários costumam ter muitas ideias e, por vezes, se isolam no processo de planejamento. Contudo, projetos bem planejados nem sempre garantem sucesso se não envolvem o público.
“Não se faz mais algo para as pessoas, se faz com as pessoas.” Colaborar não só ajuda a entender melhor as demandas do mercado, como também transforma clientes em aliados.
5. Seja Diverso
A criatividade floresce em ambientes diversos e inusitados. Ter as mesmas pessoas ao seu redor limita o potencial inovador. A diversidade, por outro lado, abre portas para soluções criativas e eficientes.
Conclusão: O Futuro da Competitividade
O mercado está em constante evolução. As empresas que irão liderar essa transformação são aquelas que têm um propósito claro, que olham para o futuro com olhos questionadores e que trabalham de forma colaborativa e diversa.
No meu dia a dia como advogado empresarial, aplico esses princípios para me reinventar constantemente. Causar impacto com propósito, questionar verdades estabelecidas e trabalhar com pessoas diversas não são apenas conceitos teóricos para mim; são práticas que implemento em cada projeto que assumo. Ao buscar sempre a próxima curva e colaborar ativamente com meus clientes, consigo construir estratégias jurídicas que não só protegem, mas impulsionam empresas para novos horizontes.
Essa busca contínua por melhoria pessoal e profissional me torna um profissional mais completo e adaptado às exigências do mercado atual. E esse desenvolvimento reflete diretamente no trabalho que realizo, beneficiando meus clientes ao oferecer soluções inovadoras, eficientes e alinhadas com as tendências mais recentes do mercado.
Transforme desafios em oportunidades e garanta que seu negócio se prolongue, não apenas no presente, mas rumo a um futuro competitivo e próspero. Estou aqui para ser parceiro nessa jornada, oferecendo suporte jurídico que acompanha sua evolução e potencializa seus resultados.